42ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura


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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária Abertura: 01/12/2025 - 19:00 Encerramento: 01/12/2025 - 21:00
Correspondências
Expedientes
Apreciação da Ata da Sessão anterior:

Ata da 41ª sessão plenária ordinária realizada em 24/11/2025 - aprovada.

Correspondências Recebidas:

Ofícios GAB nºs 150/2025 a 153/2025, do Prefeito Municpal, encaminhando respostas ao pedidos de informação nºs 10/25 a 13/25.

Ofício nº 101/2025, do Secretário Municipal de Obras e Viação, encaminhando resposta ao pedido de providência nº 90/25.

Ofícios nºs 115/2025 e 116/2025, enviados pelos Secretário Municipal de Obras e Viação, informando que, referente à instalação de lombada transversal em via pública, existe regulamentação específica em decreto municipal; e que referente ao plano de mobilidade urbana, foi elaborado o termo de referência, contemplando as principais necessidade do nosso muncípio, sendo que a empresa contratada, via licitação, realizará audiência pública para ouvir a comunidade.

Ofícios nºs 13/25 a 16/25, do Sindicato dos Municipários, solicitando o espaço da reunião das Comissões Permanentes, para debater sobre os projetos de lei nºs 137 e 140, de 2025.

Ofício encaminhado pelo Comandante Regional de Polícia Ostensiva Fronteira Noroeste, em relação à PEC nº 18/2025, em trâmite no Congresso Nacional, solicitando que os veradores dialoguem com os deputados federais sobre as preocupações técnicas quanto à segurança pública a expansão desordenada das guardas municipais e implicações para os municípios de fronteira.

Correspondências Expedidas:

Autógrafos nºs 143/25 e 144/25, ao Prefeito Municipal, encaminhando a redação final do projeto de lei ordinária nº 133 e 135, de 2025.

Ofício nº 284/25, ao Prefeito Municipal, encaminhando a indicação nº 75/25.

Ofício nº 285/24, ao Prefeito Municipal, solicitando manifestação sobre a orientação técnica contábil, a pedido da Comissão de Orçamento e Finanças, do projeto de lei nº 134, de 2025.

Tribuna Livre:

O pároco da Paróquia Santa Terezinha de Padre Gonzales fez o convite para a 1ª festa do São Nicolau, a realizar-se na data de 7/12/2025.

Leitura de Matérias:

Mensagem retifiativa enviada pelo Prefeito Muncipal ao projeto de lei ordinária nº 137, de 2025, que altera a Lei Municipal nº 4.426, de 29 de outubro de 2010, a qual dispõe sobre o novo plano de carreira do magistério público municipal de Três Passos.

Matérias do Expediente
MatériaEmenta Situação
1 - Projeto de Lei Complementar nº 11 de 2025
Processo: -
Autor: Rodrigo Alencar Bohn Glinke - Vice-Prefeito Municipal
Turno:
Dispõe sobre a alteração da Lei Complementar nº 01, de 30 de dezembro de 1991, Código Tributário Municipal.
Proposição incluída para leitura e discussão prévia
2 - Projeto de Lei Ordinária nº 141 de 2025
Processo: -
Autor: Rodrigo Alencar Bohn Glinke - Vice-Prefeito Municipal
Turno:
Altera dispositivos da Lei Municipal nº 6.229, de 07 de outubro de 2025, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2026.
Proposição incluída para leitura e discussão prévia
3 - Projeto de Lei Ordinária nº 142 de 2025
Processo: -
Autor: Rodrigo Alencar Bohn Glinke - Vice-Prefeito Municipal
Turno:
Institui o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS) do Município de Três Passos, e formaliza a adesão ao Plano Regional de Água e Esgoto (PRAE) da Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN.
Proposição incluída para leitura e discussão prévia
4 - Projeto de Lei Ordinária nº 143 de 2025
Processo: -
Autor: Rodrigo Alencar Bohn Glinke - Vice-Prefeito Municipal
Turno:
Altera a Lei Municipal nº 4.591, de 07 de dezembro de 2011, que dispõe sobre a instituição do Programa de Incentivo ao Licenciamento Ambiental para atividades de impacto local.
Proposição incluída para leitura e discussão prévia
5 - Projeto de Lei Ordinária nº 144 de 2025
Processo: -
Autor: Rodrigo Alencar Bohn Glinke - Vice-Prefeito Municipal
Turno:
Altera a Lei nº 5.080, de 23 de junho de 2015, que dispõe sobre aprovação do plano municipal decenal de educação, para o decênio 2015-2025.
Proposição incluída para leitura e discussão prévia
6 - Projeto de Lei Ordinária nº 145 de 2025
Processo: -
Autor: Rodrigo Alencar Bohn Glinke - Vice-Prefeito Municipal
Turno:
Dispõe sobre a Política Municipal de Incentivo à Inovação, à Ciência e à Tecnologia no Município de Três Passos; institui o Programa Municipal de Incentivo à Inovação, o Conselho Municipal de Inovação (CMI), o Fundo Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia (FUMCIT), o Sandbox Regulatório, o Prêmio Municipal de Inovação, o Selo Municipal de Inovação, e dá outras providências, conforme o disposto na Lei Federal nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, e suas alterações.
Proposição incluída para leitura e discussão prévia
7 - Projeto de Lei Ordinária nº 146 de 2025
Processo: -
Autor: Rodrigo Alencar Bohn Glinke - Vice-Prefeito Municipal
Turno:
Altera a Lei Municipal nº 5.496, de 17 de setembro de 2019, que dispõe sobre a reestruturação do plano de classificação de cargos e funções, criação e extinção de cargos, estabelece o plano de pagamento e dá outras providências.
Proposição incluída para leitura e discussão prévia
8 - Projeto de Lei Ordinária nº 147 de 2025
Processo: -
Autor: Rodrigo Alencar Bohn Glinke - Vice-Prefeito Municipal
Turno:
Autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com a Associação Hospital de Caridade de Três Passos - AHCTP.
Proposição incluída para leitura e discussão prévia
9 - Projeto de Lei Ordinária nº 148 de 2025
Processo: -
Autor: Rodrigo Alencar Bohn Glinke - Vice-Prefeito Municipal
Turno:
Institui auxílio alimentação diário com base na assiduidade e pontualidade, no âmbito do Instituto de Previdência do Servidor Público de Três Passos.
Proposição incluída para leitura e discussão prévia
Matérias da Ordem do Dia
MatériaEmenta Situação
1 - Projeto de Lei Ordinária nº 139 de 2025
Processo: -
Autor: Rodrigo Alencar Bohn Glinke - Vice-Prefeito Municipal
Turno:
Altera a Lei Municipal nº 5.496, de 17 de setembro de 2019, que dispõe sobre a reestruturação do plano de classificação de cargos e funções, criação e extinção de cargos, estabelece o plano de pagamento e dá outras providências.
Proposição incluída na Ordem do Dia para discussão e votação