Resumo (15ª Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)

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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 16/05/2022 - 19:00
Encerramento: 16/05/2022 - 20:15



Conteúdo Multimídia



Mesa Diretora
Presidente: Edivan Baron / PTB
Vice-Presidente: Gilmar Maier / PT



Lista de Presença na Sessão
Diego Maciel / PT
Edivan Baron / PTB
Evandro Mohr / MDB
Flavio Habitzreiter / PTB
Gilmar Maier / PT
Ingomar Sandtner / PSDB
Jair Locatelli / PSDB
João Boll / PP
Liane Konrad / PSDB
Luis da Silva / PTB
Maicon Batista / PDT






Expedientes
Apreciação da Ata da Sessão anterior:

Ata da 14ª sessão plenária ordinária realizada em 9 de maio de 2022 - lida e aprovada.
Ata da 1ª sessão solene realizada em 11 de maio de 2022 - lida e aprovada.

Correspondências Recebidas:

Ofício GAB nº 98/2022, enviado pelo Prefeito Municipal, informando que, juntamente com o Vice-Prefeito, irá se ausentar do Município no dia 12 de maio de 2022, juntamente com a Comissão Central da 16ª FEICAP, para participar de evento oficial na cidade de El Soberbio/AR.

Correspondências Expedidas:

Autógrafos nºs 45/22 a 52/22, contendo a redação final dos projetos de lei nºs 40/22, 44/22 a 48/22, 50/22 e 53/22.
Ofício nº 111/22, ao Prefeito Municipal, informando sobre a rejeição do Veto nº 6/22 ao projeto de lei legislativa nº 5/22.
Ofício nº 112/22, ao Prefeito Municipal, informando sobre a rejeição dos projetos de lei nºs 42/22, 43/22 e 49/22.
Ofício nº 114/22, ao Prefeito Municipal, encaminhando os pedidos de providências nºs 68/22 e 69/22.
Ofício nº 113/22, ao Prefeito Municipal, encaminhando as indicações nºs 24/22 a 29/22.

Leitura de Matérias:

Mensagem retificativa enviada pelo Prefeito Municipal ao projeto de lei nº 55, de 2022, que institui o Programa de Microcrédito Empreender, bem como autoriza o Município firmar parceria e/ou contratar com instituições financeiras para operacionalizar o programa, e dá outras providências.




Matérias do Expediente
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Projeto de Lei Ordinária nº 54 de 2022
Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal
Número de Protocolo: 74
Autoriza a doação de equipamentos à Associação Hospital de Caridade Três Passos e dá outras providências.
Matéria lida
2 - Projeto de Lei Ordinária nº 60 de 2022
Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal
Número de Protocolo: 75
Autoriza o Poder Executivo proceder na contratação emergencial de até quatro merendeiras.
Matéria lida
3 - Requerimento nº 17 de 2022
Autor: Evandro Mohr
Requer licença para tratar de assuntos de interesse particular, sem remuneração, na forma do art. 20, inciso II, do Regimento Interno da Câmara Municipal, no período de 20 de maio de 2022 a 31 de julho de 2022.
Matéria lida
4 - Requerimento nº 18 de 2022
Autores: Gilmar Maier, Diego Maciel, Edivan Baron, Flavio Habitzreiter, Luis da Silva, Paulo Sattler
Moção de repúdio contra o PLC 48/2022 (que constitui um preparatório para adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF)), solicitando a retirada da Urgência e um amplo debate com toda a sociedade gaúcha sobre esta repactuação.
Matéria lida
5 - Requerimento nº 19 de 2022
Autor: Paulo Sattler
Requer licença para tratamento de saúde, na forma do inciso I do art. 20 do Regimento Interno da Câmara Municipal, conforme atestado médico em anexo, no período de 16 de maio de 2022 a 27 de maio de 2022.
Matéria lida
6 - Pedido de Informação nº 12 de 2022
Autores: Paulo Sattler, Diego Maciel, Edivan Baron, Flavio Habitzreiter, Gilmar Maier, Luis da Silva
Solicita que o Sr. Prefeito informe se houve a implementação da Lei Municipal nº 5.631/2021 (que obriga o Município a divulgar a lista dos pacientes que aguardam por consultas, exames e cirurgias) e, caso não tenha havido, justifique e comprove as razões do descumprimento da lei, informando o prazo em que irá implementá-la.
Matéria lida
7 - Pedido de Informação nº 13 de 2022
Autores: Paulo Sattler, Diego Maciel, Edivan Baron, Flavio Habitzreiter, Gilmar Maier, Luis da Silva
Solicita que o Sr. Prefeito informe as providências que adotou para cumprimento da Lei Complementar nº 67/2021 (2021 determina, sob pena de multa, que as empresas que prestam serviço de energia elétrica retirem e alinhem os fios não utilizados dos postes e, até 01/09/22, identifiquem os fios que ficarem), e encaminhe cópia da notificação (ou outra providência que tenha adotado) enviada às concessionárias dos serviços de energia elétrica e as de telefonia detentoras de postes de energia e telefonia, no âmbito do Município de Três Passos para cumprimento referida norma legal.
Matéria lida
8 - Pedido de Informação nº 14 de 2022
Autores: Edivan Baron, Diego Maciel, Flavio Habitzreiter, Gilmar Maier, Luis da Silva, Paulo Sattler
Solicita que o Sr. Prefeito informe se houve a implementação da Lei Municipal nº 5.679/2021 (que obrigada a Prefeitura divulgar a lista de espera para vagas nas escolas municipais de Educação Infantil de Três Passos/RS, no sítio da Prefeitura, com acesso facilitado, em banner destacado na página inicial) e, caso não tenha havido, justifique e comprove as razões do descumprimento da lei, informando o prazo em que irá implementá-la.
Matéria lida
9 - Pedido de Informação nº 15 de 2022
Autores: Flavio Habitzreiter, Diego Maciel, Edivan Baron, Gilmar Maier, Luis da Silva, Paulo Sattler
Solicita que o Sr. Prefeito informe se, após 23/12/2021 foi contratada alguma empresa ou renovado contrato vigente, que utilizem automóveis, caminhões e máquinas para prestação de seus serviços. Em caso positivo, deverá ser remetida cópia dos instrumentos contratuais, bem como os relatórios indicados no §2º do art. 1º da referida lei 5.695, desde o 1º dia da implementação/prestação do serviço. Tais informações são necessárias para verificar o cumprimento da Lei Municipal nº 5.695/2021 ( segundo a qual todas as empresas terceirizadas contratadas após a publicação desta lei pela Prefeitura Municipal de Três Passos e que utilizem automóveis, caminhões e máquinas para prestação de seus serviços deverão ter instalados nos veículos equipamento de rastreamento e monitoramento via satélite com GPS).
Matéria lida
10 - Pedido de Informação nº 16 de 2022
Autores: Flavio Habitzreiter, Diego Maciel, Edivan Baron, Gilmar Maier, Luis da Silva, Paulo Sattler
Solicita ao Sr. Prefeito que informe se houve a implementação da Lei Municipal nº 5.728/2022 (que cria o banco de próteses no Município) ou, em caso negativo, informe quais medidas está adotando para garantir a efetivação da legislação vigente.
Matéria lida
11 - Pedido de Informação nº 17 de 2022
Autores: Flavio Habitzreiter, Diego Maciel, Edivan Baron, Gilmar Maier, Luis da Silva, Paulo Sattler
Solicita que o Sr. Prefeito informe se houve a implementação da Lei Municipal nº 5.730/2022 (que determina a instalação de câmeras de monitoramento nas escolas e cercanias). Em caso positivo, informar em quais escolas os dispositivos foram instalados. Em caso negativo, informar quais medidas está adotando para garantir a efetivação da legislação vigente.
Matéria lida
12 - Pedido de Informação nº 18 de 2022
Autores: Flavio Habitzreiter, Diego Maciel, Edivan Baron, Gilmar Maier, Luis da Silva, Paulo Sattler
Solicita ao Sr. Prefeito que informe sobre a fiscalização a respeito do cumprimento da Lei Municipal nº 5.603/2022, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de banheiros e bebedouros, nas instituições bancárias e cooperativas de crédito que possuam agências localizadas no Município de Três Passos, pois, em visita as agências bancárias durante o mês de abril verificou-se que não esta havendo o cumprimento integral da lei.
Matéria lida
13 - Pedido de Providência nº 70 de 2022
Autores: Luis da Silva, Diego Maciel, Edivan Baron, Flavio Habitzreiter, Gilmar Maier, Paulo Sattler
Solicita melhorias com cascalhamento, patrolamento e rolagem nos acessos das propriedade de Ilênio Jacob Ross e Renato Piguel, na localidade de Arvore Seca.
Matéria lida



Lista de Presença na Ordem do Dia
Diego Maciel / PT
Edivan Baron / PTB
Evandro Mohr / MDB
Flavio Habitzreiter / PTB
Gilmar Maier / PT
Ingomar Sandtner / PSDB
Jair Locatelli / PSDB
João Boll / PP
Liane Konrad / PSDB
Luis da Silva / PTB
Maicon Batista / PDT



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Projeto de Lei Ordinária nº 56 de 2022
Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal
Número de Protocolo: 70
Autoriza o Poder Executivo proceder na contratação emergencial de até três técnicos de enfermagem.
Aprovado por unanimidade
2 - Requerimento nº 18 de 2022
Autores: Gilmar Maier, Diego Maciel, Edivan Baron, Flavio Habitzreiter, Luis da Silva, Paulo Sattler
Moção de repúdio contra o PLC 48/2022 (que constitui um preparatório para adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF)), solicitando a retirada da Urgência e um amplo debate com toda a sociedade gaúcha sobre esta repactuação.
Aprovado por unanimidade
3 - Projeto de Lei Ordinária nº 51 de 2022
Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal
Número de Protocolo: 66
ALTERA A LEI MUNICIPAL Nº 3.544, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2000.
Matéria não votada
4 - Projeto de Lei Ordinária nº 55 de 2022
Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal
Número de Protocolo: 68
Institui o Programa de Microcrédito Empreender, bem como autoriza o Município firmar parceria e/ou contratar com instituições financeiras para operacionalizar o programa, e dá outras providências.
Matéria não votada
5 - Projeto de Lei Ordinária nº 57 de 2022
Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal
Número de Protocolo: 71
Dispõe sobre o subsídio de serviços de horas-máquinas da municipalidade aos bovinocultores de leite e dá outras providências.
Matéria não votada
6 - Projeto de Lei Ordinária nº 58 de 2022
Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal
Número de Protocolo: 72
Altera a Lei 4964/14 que dispõe sobre o “programa mais médicos” e a concessão de ajuda pecuniária aos médicos participantes do programa.
Matéria não votada
7 - Projeto de Lei Ordinária nº 59 de 2022
Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal
Número de Protocolo: 73
Autoriza o Poder Executivo a firmar Termo de Fomento e Repassar Recurso Financeiro a APAE – Associação de pais e amigos dos excepcionais .
Matéria não votada



Ocorrências da Sessão

Compromisso de posse: o suplente de vereador do PDT Maicon Rodrigo Monteiro Batista assume a vaga deixada pelo vereador Paulo Gilceu Sattler, que requereu licença para tratamento de saúde, no período de 16 a 27 de maio de 2022.
Designação de Secretário "ad hoc": o Presidente da Câmara designou o vereador Gilmar Maier como Secretário "ad hoc", em função da licença do vereador Paulo Sattler, Secretário da Mesa Diretora.




Oradores do Expediente
Parlamentar
Discurso
Observação
1 - Evandro Mohr
https://www.youtube.com/watch?v=wesJRBBy6d4

2 - Liane Konrad
https://www.youtube.com/watch?v=6SQNR_K4oKY

3 - Maicon Batista
https://www.youtube.com/watch?v=Eg8WzTj9DH4